Jump to the Content

Calculadora da Pegada Perguntas frequentes

Tem alguma pergunta sobre a calculadora da Pegada Ecológica? Consulte a seguinte lista de perguntas frequentes. Se permanecer com dúvidas pode ainda consultar a página geral de perguntas frequentes.

 

Como funciona a calculadora individual da Pegada?

A calculadora individual da Pegada Ecológica é baseada nos dados das Contas Nacionais da Pegada e da Biocapacidade das nações selecionadas. A Pegada nacional por pessoa pode ser alocada a diferentes categorias de consumo (alimentos, habitação, mobilidade, bens e serviços) e tipos de uso do solo (floresta, áreas de cultivo, sequestro de carbono, pesca, pastagens). Este aspeto resulta numa matriz que usa o perfil de consumo médio de um país para distribuir a Pegada Ecológica nessas diferentes categorias.

A calculadora individual faz perguntas que aumentam ou diminuem diferentes partes desta matriz em relação ao comportamento da média nacional. Por exemplo, se uma pessoa indica que come duas vezes mais carne bovina do que a média nacional, a sua Pegada “bovina” será o dobro, o que se irá refletir no resultado geral recalculado da Pegada. Da mesma forma, alguém que indica que come muito pouca carne bovina receberá uma apenas fração da Pegada média nacional de carne bovina, o que se refletirá numa Pegada geral menor.

Qual é a Pegada média de alguém no meu país?

Visite a plataforma de dados abertos Explorador da Pegada Ecológica para obter mais informações sobre a Pegada Ecológica média no seu país. Poderá, também, descarregar os dados do Explorador da Pegada ou do pacote de dados abertos das Contas Nacionais da Pegada e da Biocapacidade 2021.

Qual a diferença entre esta calculadora e outras calculadoras de Pegada, e qual devo usar? 

Existem várias calculadoras da Pegada Ecológica online disponíveis na atualidade. Ao avaliar outras calculadoras da Pegada Ecológica, uma questão importante é se a calculadora está realmente a medir a Pegada Ecológica e não apenas a utilizar o termo “Pegada” como um substituto para o impacto ambiental geral.

Essas calculadoras podem oferecer perceções interessantes, mas não estão de todo alinhadas com os padrões internacionais e com a metodologia da Pegada Ecológica (Ecological Footprint), que foram adotados em 2006 para garantir que os estudos da Pegada são confiáveis e consistentes. A Pegada Ecológica, conforme definido pelos padrões de Pegada Ecológica (Ecological Footprint Standards), calcula quanta área biologicamente produtiva é necessária para produzir os recursos para a população humana e para absorver as emissões de dióxido de carbono que por esta são emitidas. A consistência entre as aplicações encorajará a adoção ainda mais ampla da Pegada Ecológica, aumentando a eficácia como catalisador para um futuro sustentável.

Para obter resultados comparáveis e confiáveis da calculadora da Pegada Ecológica, deve procurar informações transparentes sobre a metodologia e verificar se a calculadora foi criada por um parceiro da Global Footprint Network, já que a parceria requer conformidade com os padrões da Pegada Ecológica.

Qual a diferença entre esta calculadora e uma calculadora da Pegada de carbono? 

As calculadoras de carbono calculam normalmente a quantidade de carbono pela qual uma pessoa é responsável por meio das suas atividades diárias (em toneladas).

Os resultados da calculadora da Pegada da Global Footprint Network representam a quantidade de área terrestre e marítima necessária para fornecer os recursos de que uma pessoa precisa (alimentação, habitação, etc.) e absorver as suas emissões de dióxido de carbono. A Pegada Ecológica é expressa em hectares globais.

A calculadora fornece dois resultados da Pegada de carbono: como uma percentagem da Pegada Ecológica total; e como emissões de CO2 em toneladas por ano.

Note que as calculadoras de carbono não representam toda a Pegada Ecológica de um indivíduo e não podem ser comparadas diretamente com uma pontuação da Pegada.

O que podemos incluir na categoria “serviços” da minha Pegada?

A Pegada individual inclui atividades na categoria de serviços que não são consideradas pessoais, mas sociais. Essas áreas de consumo incluem (mas não se limitam a) serviços médicos, educação, administração pública e militares. Qualquer indivíduo que utilize a calculadora tem uma parte da Pegada dos “Serviços” da sua nação alocadas a si.

Muitos serviços enquadram-se numa das categorias de consumo da Pegada: alimentação, habitação, mobilidade ou bens. Nesses casos, a calculadora ajusta a Pegada dos serviços proporcionalmente à sua pegada na categoria de consumo dos serviços. Por exemplo, se conduz mais km num carro individual do que a média da população, os seus resultados incluirão uma proporção maior da Pegada dos serviços associada à infraestrutura, como a manutenção de estradas.

Para serviços médicos, serviços de educação, serviços postais e outros serviços que não se enquadram nas categorias de consumo existentes, a Pegada dos serviços é estimada com base no subtotal da Pegada dos não serviços ou outras categorias de consumo. Se a sua Pegada total da alimentação, habitação, mobilidade e bens for pequena, então a sua Pegada para esses serviços também será considerada pequena. Por exemplo, presume-se que as habitações sem eletricidade consomem muito menos serviços (em todas as categorias) do que as habitações com eletricidade, originando uma Pegada associada aos serviços, menor.

Por que não consigo obter a minha pontuação da Pegada próxima de um planeta? 

A Pegada Ecológica de uma pessoa inclui impactos pessoais e sociais. A Pegada associada a alimentos, mobilidade e bens é mais fácil de influenciar diretamente por nós, por meio de escolhas no estilo de vida (comer menos carne, conduzir menos, etc.). No entanto, a Pegada de uma pessoa também inclui impactos sociais ou “serviços” do país onde vivem, como os serviços da administração pública, estradas e infraestrutura ou serviços militares. Todos os cidadãos do país recebem a sua quota parte desses impactos sociais.

A Pegada desses impactos sociais (ou seja, a categoria “serviços” na sua pontuação da Pegada) não varia e, portanto, em alguns países não é possível reduzir sua Pegada para menos de um planeta.

É por isso que, se queremos alcançar a sustentabilidade, precisamos de nos concentrar em duas coisas: tanto no nosso próprio estilo de vida, quanto em influenciar os nossos governos. Mesmo com mudanças significativas no comportamento individual, uma grande parte da Pegada individual vem da forma como a infraestrutura nacional é projetada, os bens são produzidos e o governo e os serviços públicos funcionam.

Para permitir que seus cidadãos tenham um estilo de vida que se encaixe dentro de um planeta, os governos precisam de melhorar drasticamente a eficiência do ambiente construído e investir em energia renovável e planeamento inteligente do uso do solo.

Quais são alguns exemplos de como seria viver no contexto de uma nação desenvolvida e com baixa Pegada Ecológica (próxima de um planeta)? 

Alcançar um estilo de vida que se encaixe nos meios do nosso planeta é difícil, dados os estilos de vida de hoje e provavelmente exigirá tecnologias e práticas de gestão que ainda estão a ser desenvolvidas. Muitas comunidades tomaram medidas para diminuir a sua Pegada Ecológica, incluindo a comunidade BedZed em Beddington, no Reino Unido, que usa projetos de construção e energia renovável para criar uma comunidade de uso zero de energia. Outros exemplos incluem planos para ecocidades na China e nos Emirados Árabes Unidos. Essas comunidades geralmente concentram os seus esforços em sistemas de transporte e alimentação sustentáveis, pois são esses os principais componentes da Pegada individual de uma pessoa.

Por que não há a opção de escolher “a pé” ou “de bicicleta” como o meu principal meio de transporte? 

Nesta calculadora, o benefício de caminhar ou andar de bicicleta na Pegada Ecológica é calculado indiretamente se você utiliza esses meios de transporte para substituir a condução de um carro ou o transporte público. Assim, uma pessoa que vai de bicicleta para o trabalho, teria uma Pegada associadas muito menor do que se optar por ir a conduzir. Caminhar ou andar de bicicleta para lazer não recebe uma pontuação de Pegada.

Recebo crédito na calculadora por ações positivas que realizo? 

A Pegada Ecológica mede a procura de uma pessoa por serviços ecossistémicos: a quantidade de área terrestre e marítima necessária para produzir os bens que usam e absorver as suas emissões de dióxido de carbono. Muitas ações positivas, como a plantação de árvores ou a reciclagem, não reduzem diretamente a quantidade de área necessária para sustentar cada pessoa.

Existem alguns passos na calculadora onde as escolhas pessoais positivas podem resultar numa Pegada Ecológica menor. Por exemplo, um indivíduo que consome alimentos cultivados localmente reduz sua Pegada geral, pois diminui a quantidade de energia necessária para transportar os seus alimentos. Essa ação é capturada por meio de perguntas na calculadora sobre a origem dos alimentos comprados.

Ações como a plantação de árvores em terras áridas pode aumentar a biocapacidade global, ajudando a tirar a humanidade da sobrecarga ecológica e a viver dentro dos limites de um planeta. No entanto, esta ação pode não reduzir diretamente a Pegada geral de uma pessoa.

Por fim, existem alguns impactos ambientais que são não capturados pela Pegada Ecológica. Por exemplo, ações como mudar para produtos de limpeza menos tóxicos não são medidas pela calculadora.

Por que não há perguntas sobre quantos filhos eu tenho ou planeio ter? 

Cada indivíduo no planeta Terra tem sua própria Pegada Ecológica, incluindo crianças e bebés. Cada pessoa adicional coloca mais pressão sobre os nossos recursos ecológicos.

Embora um indivíduo possa ser responsável por cuidar de crianças, elas têm sua Pegada individual, assim como um adulto. Incluir a Pegada dessas crianças com a Pegada dos seus pais resultaria numa contagem dupla.

A Pegada da família ou do agregado familiar pode ser calculada somando as Pegadas individuais dos membros da família.

Por que não há perguntas sobre o meu trabalho?

A Pegada Ecológica associada às atividades numa empresa ou numa organização faz parte da Pegada individual das pessoas que usam os serviços ou produtos produzidos ali. Por exemplo, a Pegada de eletricidade associada à iluminação interna de uma fábrica de automóveis é parte da Pegada individual das pessoas que compram os carros, não das pessoas que trabalham na fábrica.

Para organizações que não produzem um bem ou serviço tangível, a Pegada Ecológica relacionada ao funcionamento dessa organização é incluída na Pegada Ecológica nacional geral de produção e calculada pela média da população.

O que aconteceu com o antigo questionário da Pegada Ecológica? 

Este questionário de Pegada é baseado em dados e padrões atualizados da Contas Nacionais da Pegada e da Biocapacidade e substitui uma metodologia desatualizada que já não estava em conformidade com os padrões atualmente utilizados.

Estamos a trabalhar para expandir a calculadora para outras nações. Envie um e-mail para media@footprintnetwork.org se desejar mais detalhes sobre o patrocínio de uma nova nação na calculadora da Pegada.

Donate today to help us translate the Footprint calculator into more languages so it is more widely available around the world.